quinta-feira, 8 de março de 2012

“Você faz fotojornalismo?”

Fotografia em Santos | Casamento

Fotojornalismo


O tema de hoje é: o que é o fotojornalismo?
Ao pé da letra, o fotojornalismo é uma disciplina do jornalismo; quando a fotografia é feita especificamente para ser publicada num meio de comunicação social; geralmente ligado à alguma reportagem. É um braço da fotografia documental.
O termo se tornou popular, e muitos casais buscam o estilo fotojornalismo nas fotografias de seu casamento sem saber ao certo o que é e sem saber existe diferença entre fotojornalismo e fotojornalismo em casamento.
Trazendo o estilo para o mundo da fotografia de casamento, podemos dizer que o fotojornalismo registra os momentos sem interferência. Não é foto posada, nem montada. É o registro fiel do momento, puro e simples. É a captura de momento espontâneos, e de forma quase invisível. O fotojornalista deve buscar a maior discrição possível.

É um estilo de fotografia que cabe em qualquer tipo de evento, e em 99,99% dos casos, os fotografados saem muito mais naturais quando não têm uma câmera na cara e quando não precisam ficar posando.

Mas essa “não interferência” não deve ser levada ao pé da letra durante todo o evento. Nem só de fotojornalismo se faz um casamento. Algumas fotos posadas são sim necessárias, para não fazerem falta depois. Em casamentos temos alguns pontos essenciais.

Chegando ao local da recepção o ideal é ir direto fazer alguns registros na mesa do bolo e em seqüência fotos com os padrinhos e familiares no mesmo local. Por que já fazer isso nesse momento e não depois de entrar na festa, ver todos ao amigos, e receber os abraços e beijos? Os abraços dos convidados amassam roupa do noivo, bagunçam o cabelo da noiva e também interferem na maquiagem. Fazendo isso logo de cara o casal já fica “livre” dos fotógrafos.
“Ah, não queremos posar para fotos com padrinhos atrás da mesa, pode fotografá-los na festa”. Ok, é uma opção, mas a maioria dos padrinhos quer esse registro especial no álbum dos noivos, afinal eles têm papel especial nesse dia. Não só padrinhos, como pais, mães, avós, e familiares, querem registrar a felicidade junto do casal. Aconselho o casal a ser pacientes, e gastar esses minutinhos (que são bem rápidos)  para essas fotos. 
É importantíssima a presença de uma assessora* para chamar padrinhos e familiares. Na ausência de uma, o DJ pode pedir que se dirijam à mesa para as fotos.


* Falarei mais sobre a importância de uma (boa) assessoria em outro post.


Passados esse momentos posados, o casal deve curtir a festa e os convidados ao máximo! Cabe ao fotojornalista registrar a festa, não prender o casal, e nem “produzir” uma festa.
Mas lembrem-se que: o fotojornalismo registra o que acontece. Se os noivos passarem a festa sozinhos, cumprimentando os amigos separados, dançando separados, conversando separados, não tem como esperar fotos deles juntos... Procurem curtir a festa juntos, afinal ela é de (e para) vocês.



Mariana Caramez | Fotografia








Noivas, casadas, namoradas, enroladas, desculpem o tempo sem postagem nova!
Graças à Deus têm sido dias de bastante trabalho =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário